Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 23, 2008

Segundo a Lei de Deus

Alguns meninos encontraram uma sacola cheia de nozes e ficaram muito felizes. Mas, esta felicidade durou apenas até decidirem repartir o conteúdo da sacola. Da algazarra, passaram ao desacordo, e daí a luta corpo a corpo. Como dessa maneira não encontraram solução, recorreram a Nasrudin para que desempenhasse o papel de mediador e juiz.

Este, tomando a sacola de nozes, perguntou: "Que lei vocês querem que eu use para repartir essas nozes, a lei dos homens ou a lei de Deus?"

"A lei de Deus", responderam os meninos em uníssono.

Nasrudin então começou a divisão: dando 2 a um, 3 a outro, 4 a este, um punhado aquele e a alguns outros não lhes deu nada.

Imediatamente, os que nada receberam começaram a queixar-se: "Mas Nasrudin, que tipo de lei você aplicou?"

"Meus filhos, reparti segundo a lei de Deus: a uns muito, a outros pouco e, a alguns nada. Se vocês tivessem escolhido a lei dos homens, as coisas teriam sido muito diferentes."

Estamos quites

Um dia Nasrudin foi ao banho turco. Os empregados trataram-no muito mal; deram-lhe um lenço velho e uma toalha rasgada. Nasrudin nada reclamou e ao sair deixou uma boa gorgeta.

Na semana seguinte, voltou ao mesmo banho turco. Desta vez, os empregados deram-lhe tratamento de primeira e Nasrudin deixou-lhes uma gorgeta muito fraca.

"Senhor, por que uma gorgeta tão ruim por um serviço tão caprichado?"

"Essa é a gorgeta da semana passada e aquela da semana passada é a gorgeta de hoje. Portanto, estamos quites!"